Bolo de Aniversário Perfeito
O bolo de aniversário é uma tradição em praticamente todos os lugares do mundo. Aqui no Brasil, especialmente em festas infantis, é ansiosamente aguardado pelas crianças.
É um momento importante na festa, e por isso devemos sempre caprichar e fazer aquele bolo que todos irão comer e querer mais! Afinal, um bolo de aniversário para chamar de seu, só uma vez por ano!
Nestes momentos, o clássico sempre é bem-vindo. O bolo de chocolate está no imaginário de quase todas as pessoas como o mais tradicional para acompanhar os parabéns pra você! Mas mesmo mantendo a tradição, podemos melhora-la um pouco, não é mesmo?
Então anote essa incrível receita de bolo de chocolate com recheios em camadas e cobertura! Ah, recomendamos fazer dois bolos destes… um para a festa, e outro para guardar só para você!
Ingredientes para a massa
1 xícara mais 2 colheres de sopa de manteiga sem sal (mais um pouquinho se for untar a forma com manteiga)
½ xícara mais 1 colher de sopa de cacau em pó peneirado (mais um pouquinho para polvilhar nas formas)
¼ de xícara mais 2 colheres de sopa de água fervente
¾ de xícara de leite
2 ¼ de xícara de farinha peneirada (sem fermento)
¾ de colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 ¾ xícaras de açúcar
2 colheres de sopa de extrato de baunilha (prefira o natural)
3 ovos grandes, ligeiramente batidos
Modo de preparo da massa
- Ligue o forno em 180ºC. Enquanto isso, unte, com manteiga ou com desmoldante, três formas de 25 x 5cm, de preferência com fundo falso. Para ficar perfeito, forre o fundo das formas com papel manteiga. Depois polvilhe o cacau nos fundos e laterais, retirando o excesso. Coloque o cacau em uma tigela e misture com a água fervente até que fique homogêneo. Aos poucos adicione o leite, mexendo com um batedor e então deixe esfriar.
- Misture a farinha, bicarbonato de sódio e sal. Com um mixer ou batedeira bem devagar, bata a manteiga até ficar fofa, entre 3 e 5 minutos. Aos poucos adicione o açúcar, misturando devagar, e a baunilha.
- Adicione os ovos em três partes, misturando bem depois de cada adição. Feito isso adicione pouco a pouco a farinha e o cacau, alternadamente começando e terminando pela farinha.
- Divida a massa igualmente entre as três formas de bolo. Leve ao forno, trocando posições na metade do tempo, até que o palito de testar bolo saia limpo. Deverá levar entre 20 e 25 minutos dependendo do forno. Deixe o bolo esfriar por cerca de 15 minutos ainda na forma, de preferência sobre uma grade de resfriamento. Depois desenforme e deixe esfriar completamente sobre a grade. Enquanto isso prepare a ganache.
- Com uma espátula serrilhada, faca de pão ou nivelador retire o topo dos bolos, para que fiquem planos.
Com o auxílio de uma espátula, espalhe 1 ¼ de xícara de ganache sobre a primeira camada de bolo, coloque a segunda camada, espalhe mais 1 ¼ de xícara da ganache e coloque a terceira camada de bolo. Use o restante da ganache para cobrir o topo e laterais do bolo.
Neste momento você pode escolher se quer um acabamento mais liso ou mais “bagunçado”, brincando com a espátula. Leve o bolo a geladeira por cerca de 30 minutos, para que a ganache fique firme. Caso deseje, poderá colocar raspas de chocolates para decorar.
Ingredientes para a ganache
1,8kg de bom chocolate ao leite (recomendamos Sicao ou Callebaut)
3 xícaras de creme de leite fresco
3 colheres de chá de mel
Modo de preparo da ganache
- Leve o creme de leite até fervura e adicione o chocolate já finamente picado. Deixe que o chocolate derreta, o que deve levar em torno de 5 minutos. Adicione o mel e misture bem até ficar bem homogêneo.
- Coloque a ganache um uma tigela e faça um banho maria frio, com gelo. Vá misturando até que engrosse.