Pectina, o que é e como usar
A pectina é um produto com usos diversos. Muito útil na confeitaria, mas também largamente utilizada por seus benefícios para saúde.
Ela é uma fibra solúvel encontrada em frutas e verduras. Algumas das que contém mais pectina são as frutas cítricas, maçãs e beterrabas.
Quando aquecida em contato com o açúcar (inclusive com o açúcar naturalmente encontrado nas frutas, a frutose) e um ácido (normalmente suco de limão), forma um gel que tem a propriedade de espessar compotas, geleias, cremes e massas, proporcionando a textura ideal.
Além deste uso culinário, mais especificamente na confeitaria, a pectina tem propriedades muito benéficas para nosso organismo. As fibras são ingredientes fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestivo, e a pectina tem atuação importante neste aspecto. Confira alguns dos benefícios:
- Aumenta e hidrata o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal
- Aumenta a sensação de saciedade
- Estimula as bactérias benéficas que vivem no intestino
- Ajuda no controle de glicemia
- Contribui para a diminuição do colesterol
Muitas pessoas tem o hábito de consumir regularmente a pectina, tendo em vista todos estes benefícios.
Como vimos, a pectina é encontrada naturalmente em alguns alimentos. Entretanto nem todas as frutas tem uma concentração suficiente para que o ponto dê certo. Exemplos são o figo e abacaxi. A concentração de pectina pode variar também conforme o momento em que a fruta é colhida: quando a fruta está perfeitamente madura, nem ainda verde, nem passada, é o momento em que tem a maior quantidade.
O que fazer então? É possível “fazer” a pectina em casa ou compra-la pronta.
A pectina comercial é um pó branco extraído de frutas e deve ser muito bem misturado ao açúcar para não formar grumos durante a cocção. Usualmente, a quantidade de uso recomendada é na proporção de cinco partes de açúcar para uma parte de pectina. Caso opte por este tipo de pectina, você pode comprar aqui.
Caso prefira fazer em casa, a receita é a seguinte:
- Corte em pedaços médios, com casca mas sem os caroços, 1 kg de maçã verde
- Leve ao fogo com 1 L de água durante aproximadamente 40 minutos (a maçã deverá ficar bem macia)
- Passe a maça, com um pouco da água, em uma peneira espremendo bem
- O extrato que irá sair é a pectina
Quer dicas para ter a geleia perfeita? Confira algumas aqui:
Não mexa muito, pois ao fazer isto a geleia pode cristalizar e ficar mais firme do que o ideal
Sempre esterilize os potes que irá utilizar, com água fervendo, antes de colocar a geleia. Qualquer contaminação é suficiente para estragar toda sua produção de um dia para o outro
Quando estiver cozinhando a fruta, retire aquela espuma que se forma na superfície
Lembre-se que a geleia irá continuar a engrossar enquanto esfria. Por isso, antes que fique grossa na panela retire um pouco com uma colher e deixe alguns minutos no freezer. Você terá um ideia melhor de como está o ponto: aperte com o dedo, ela deve estar firme e resistir um pouco à pressão.
Utilize frutas maduras, mas não passadas. Se não a geleia desanda.
O fogo deve ser, sempre, de médio à baixo.