Porque uma espátula angulada é uma ferramenta essencial e indispensável
Eu não uso uma faca de manteiga há anos. Na verdade, não saberia nem dizer onde estão minhas facas de manteiga. Por quê? Porque não há nada que uma faca de manteiga possa fazer que uma espátula angulada não faça melhor.
Logo de manhã, uso para espalhar manteiga, geléia ou mel no meu pão fresquinho. Mais tarde, quando estou assando na confeitaria, pego minha espátula angulada para espalhar massa em uma forma de bolo ou criar decorações no meu bolo mesclado. De volta em casa, uso para cobrir biscoitos para presentear nas festas e até mesmo para fazer pizza no jantar.
Eu sempre mantenho três espátulas anguladas ao alcance fácil na minha bancada e, como você pode ver, eu as uso todos os dias. Apesar de sua simplicidade geral, essa ferramenta versátil é tão eficaz quanto insubstituível na cozinha.
Mas afinal, o que é uma espátula angulada? Se você não está familiarizado, uma espátula angulada é uma ferramenta de cozinha leve e versátil que possui uma lâmina fina, flexível e sem fio com a ponta arredondada. Disponível em diversos tamanhos, a lâmina da espátula angulada é curvada em um ângulo próximo à sua conexão com o cabo (diferente de uma faca de manteiga!).
Essa pequena característica faz toda a diferença em sua utilidade e por isso é conhecida como "uma extensão da mão do confeiteiro.” Eu não poderia concordar mais, já que a curva característica da espátula angulada me permite manusear a massa, a cobertura e outros ingredientes espalháveis em cantos apertados com facilidade e precisão ergonômica.
O que uma espátula angulada pode fazer? Na verdade, a pergunta certa seria: "O que ela não pode fazer?"
Cobrir bolos e cupcakes: a maioria das pessoas associa espátulas anguladas à decoração de bolos, e com razão. Assim como uma paleta de pintor espalha tinta em uma tela, a espátula angulada é perfeitamente projetada para espalhar cobertura em um bolo ou cupcake. Eu não encontro nada que supere seu controle e precisão ao espalhar cobertura, glacês e ganache de forma suave e uniforme sobre a superfície de um bolo.
Para bolos grandes uso o modelo maior de espátula, enquanto a espátula angulada menor é a melhor para bolos menores, cupcakes e até mesmo biscoitos.
Enquanto algumas pessoas podem pensar que a espátula angulada só serve para cobrir bolos, ela é muito mais versátil do que isso. Aqui estão outras maneiras que uso na minha cozinha:
-
Uma espátula angulada pequena é útil para espalhar a massa de brownie na assadeira antes de assar e, em seguida, cobrir os brownies depois que esfriaram.
-
Espalhar a massa do bolo de forma uniforme: antes de um bolo poder ser coberto, ele precisa ser assado, e uma espátula angulada é a melhor ferramenta para espalhar a massa na forma. Com sua curva, minha espátula angulada pode espalhar e nivelar a massa até os cantos da forma com uma profundidade uniforme, para que meu bolo asse de forma plana e uniforme. O mesmo acontece com massas mais espessas, como bolos de café, bolos de libra e até brownies.
-
Retirar muffins e outras massas da forma: devido à sua lâmina fina e flexível, uso minha espátula angulada para inserir entre os muffins assados (ou cupcakes!) e as cavidades da minha forma a fim de retirá-los para esfriar. Como a lâmina da espátula não é afiada, poupo meus utensílios de cozimento de arranhões, o que a torna perfeita também para deslizar entre a borda de um delicado cheesecake e o aro da minha forma de fundo removível para desenformar.
-
Fazer (e empilhar) crêpes e panquecas finas como papel: minha espátula angulada faz um duplo papel neste bolo de crêpe de chocolate. Primeiro, uso para virar os crêpes quando estão cozinhando. Depois, uso para espalhar o creme de avelã entre as camadas cozidas e resfriadas: sua capacidade de distribuir o recheio uniformemente em cada camada enquanto o bolo é montado evita que o bolo de crêpe fique com uma aparência arredondada no final.
-
Criar redemoinhos e curvas tanto por dentro como por fora: quando tenho um bolo bicolor para marmorizar, como este bolo mesclado, mergulho minha espátula angulada na massa como um espeto e misturo as duas cores dentro da forma antes de assar. Com movimentos rápidos e decisivos do meu pulso, também consigo fazer redemoinhos decorativos no meu bolo de merengue de limão para dar altura e elegância.
-
Temperar chocolate com facilidade: se tablagem é o seu método preferido para temperar chocolate, uma espátula angulada grande é uma ótima ferramenta para o trabalho. Sua curva e flexibilidade permitem destreza manual ao espalhar o chocolate sobre a superfície de trabalho para um resfriamento rápido e uniforme.
-
A espátula grande é perfeita para mover o bolo inteiro e posicioná-lo na bailarina, no prato ou até mesmo para montar bolos de andares.
-
Uma espátula angulada pequena também é ótima para colocar coberturas delicadas em chocolates recém-revestidos e para movimentar as peças acabadas sem expô-las ao calor das mãos.
-
Cobrir pizzas caseiras: você já tentou espalhar molho de tomate em uma pizza usando uma concha? Ela faz o trabalho, mas não sem áreas irregulares da massa. Eu prefiro uma camada uniforme de molho em toda a minha pizza, por isso uso uma espátula angulada para espalhar. Assim como em bolos e cupcakes, a espátula angulada maior é ótima para pizzas maiores, enquanto a menor é a melhor para pizzas individuais.
Como você pode ver, a humilde espátula angulada é uma heroína indispensável durante todo o dia na minha cozinha. Se você ainda não tem uma, eu encorajo você a adquirir uma espátula angulada (ou três). Mesmo que você não seja um confeiteiro ou decorador de bolos, aposto que irá se apaixonar por este tipo de espátulas.
A espátula angulada é um dos muitos produtos disponíveis na loja BarraDoce.