Princípios Básicos: Como Usar a Placa Rendada
O aconselhável é virar a placa com a renda para baixo em uma superfície polvilhada de amido de milho. O processo de soltar a renda da placa deve ser feito segurando a renda embaixo e puxando a placa com cuidado e aos poucos, segurando a renda em baixo.
Agora com a renda fora da placa, você pode usar uma tesoura fina para cortar a renda como quiser. É possível ainda usar canaletas para flores ou até mesmo uma quina para modelar a sua renda, pois a renda secará mais, ficando dura e podendo ser aplicada na decoração do seu doce. Na pasta americana você irá aderir as rendas como se estivesse trabalhando com decorações de pasta americana, pincelando água e colando as partes.
Se você quiser fazer um fundo para a sua renda com o glacê flexível, primeiro aplique o glacê para ter a renda vazada. Tendo a placa rendada pronta para secar, veja o ponto em que o glacê está seco ao toque e passe por todo a renda uma flanela levemente úmida. Ela não pode estar molhada para que você não molhe a renda. Esse processo ajuda a limpar qualquer restinho de glacê excedente que possa ter na placa, deixando-a pronta para aplicar a segunda camada de glacê. Essa segunda camada pode ser tanto da mesma cor que a primeira, caso queria apenas um relevo, ou de outra cor para além do relevo obter um contraste. Essa segunda camada vai cobrir toda a placa, como se você estivesse aplicando chocolate em uma folha de transfer, alisando o glacê, sem deixar a renda aparecer, e por fim tirando uma fina faixa nas bordas para se ter como puxar a placa depois do glacê seco.
Crédito das imagens: Silikomart