Qual a melhor forminha para assar cupcakes?
Por que importa qual forminha usar para fazer cupcakes?
Provavelmente, a razão mais óbvia (e importante): forrar sua forma de cupcake é a maneira principal de evitar que os cupcakes grudem. Ninguém quer perder tempo e ingredientes em cupcakes que se despedaçam quando você tenta tirá-los da assadeira.
As forminhas não apenas evitam que grudem, mas também afetam o formato dos seus cupcakes e como eles douram, o que impacta diretamente na apresentação geral. E como existem muitas opções e métodos recomendados por aí, decidimos testar todos para ver qual funciona melhor.
O teste
Utilizamos uma simples massa de bolo de baunilha. Conforme a receita, os cupcakes assaram a 180°C por 20 minutos, todos na mesma assadeira. Usei uma forminha diferente para cada cavidade em uma forma de muffin de seis cavidades, e enchi cada cavidade com 2/3 de massa. Não untei nenhuma das forminhas de cupcake — a única vez que usei spray antiaderente foi para a cavidade vazia.
Aqui estão os métodos que testamos:
- Forminha de papel simples
- Duas forminhas de papel simples
- Forminha de papel laminado
- Forminhas de silicone antiaderentes
- Forminhas de papel tipo tulipa
- Spray antiaderente (sem forminha)
Vamos ver esses resultados!
Teste da forma de cupcake #1: forminha de papel simples
O método: A escolha mais comum — uma única forminha de papel. Para este teste, usamos nossas forminhas de cupcake bonitinhas e eficazes. Importante ressaltar,são forminhas de boa qualidade (porque nada é mais irritante do que uma forminha de papel frouxa que mal mantém sua forma quando você a coloca na forma).
Os resultados: Os cupcakes ficaram maravilhosos! Eles se soltaram facilmente da forma, o papel se afastou sem problemas, sem grudar no cupcake, e os cupcakes assaram uniformemente. No geral, um sucesso que prova que às vezes o simples é o melhor.
Comprar: forminhas de papel para cupcake
Teste da forma de cupcake #2: duas forminhas de papel
O método: muitos confeiteiros defendem o uso de duas forminhas para forrar duplamente a assadeira de cupcake, o que supostamente ajuda os cupcakes a assarem de maneira mais uniforme e permite que as forminhas mantenham sua cor para uma apresentação mais bonita.
Os resultados: não conseguimos detectar nenhuma diferença entre os resultados de uma única forminha e duas. Este método funcionou bem — os cupcakes foram fáceis de remover das forminhas e não grudaram. O cupcake assou uniformemente, e com as nossas forminhas de cupcake, pelo menos, a cor permaneceu tão brilhante nas forminhas simples quanto nas duplas.
Como os resultados foram tão semelhantes, diria que não há necessidade de usar duas forminhas; uma única funciona tão bem, desde que você esteja usando forminhas de cupcake de alta qualidade.
Teste da forma de cupcake #3: forminha de papel laminado
O método: as forminhas revestidas de alumínio são outra escolha popular, e estávamos particularmente interessados em ver se esse material diferente afetaria como os cupcakes assam devido a uma possível diferença na condução de calor.
Os resultados: no geral, este teste de cupcakes foi muito parecido com o das forminhas de papel, embora um pedaço da borda do cupcake tenha grudado na forminha, causando uma pequena, mas perceptível, marca. É difícil determinar se isso é único da forminha de alumínio ou apenas má sorte que poderia ter acontecido com as forminhas de papel, mas vale a pena notar.
Não conseguimos detectar nenhuma diferença na forma como os cupcakes assaram; os resultados foram idênticos aos assados nas forminhas de papel em altura, forma e cor. Se você tiver forminhas de alumínio em seu armário, elas funcionarão bem, mas não é necessário investir mais na compra delas.
Teste da forma de cupcake #4: forminhas de silicone antiaderentes
O método: essas forminhas de assar reutilizáveis são feitos de silicone flexível.
Os resultados: como são mais resistentes e mantêm sua forma, a massa não consegue abrir a forminha durante o cozimento, resultando em cupcakes ligeiramente menores. Os cupcakes também não subiram tanto. Eles foram fáceis de retirar da assadeira, embora tenha sido um pouco complicado remover o cupcake do copo de silicone. Isso ocorre porque o copo não se espalha como as forminhas de papel, então pode ser difícil afastá-lo do cupcake, mas, no final, não é tão difícil assim depois que você pega o jeito. E como o silicone é antiaderente, o cupcake saiu limpo, sem grudar ou rasgar.
Adoro que essas sejam reutilizáveis, o que é útil se você assa cupcakes ou muffins com frequência. Se você estiver assando para uma venda de bolos ou reunião, no entanto, é melhor retirar os bolinhos dos copos antes de servir. Outra vantagem é a versatilidade deles: podem ser usados para assar bolos de lava de chocolate, mini quiches e até derreter manteiga no micro-ondas.
No entanto, os cupcakes não ficam tão bonitos e gostosos quanto nas forminhas de papel.
Teste da forma de cupcake #5: forminhas de papel tipo tulipa
O método: as elegantes forminhas tipo tulipa são frequentemente usadas para muffins, e estávamos interessados em ver se seriam uma boa escolha para cupcakes também.
Os resultados: formato da forminha tipo tulipa resultou em um cupcake ligeiramente quadrado, com covinhas visíveis onde as dobras pressionaram na massa. Além disso, as laterais altas da forminha dificultaram o preenchimento limpo da massa na forminha, embora uma colher de muffin tenha ajudado; essa altura teria dificultado a cobertura dos cupcakes assados sem primeiro remover a forminha também.
O papel se soltou facilmente do cupcake, graças às dobras fáceis de desdobrar. No geral, eu recomendaria essas forminhas para muffins, cuja natureza rústica se encantaria com a forma ligeiramente quadrada criada por essas forminhas, e que são sem cobertura. Escolha outras opções para cupcakes, esteticamente mais agradáveis.
Teste da forma de cupcake #6: spray antiaderente
O método: o que acontece se você pular a forminha completamente? Essa foi a pergunta que fizemos com este teste, em que utilizamos apenas uma camada uniforme de spray antiaderente na cavidade e nada mais.
Os resultados: este método foi o menos bem-sucedido. A borda externa da superfície do cupcake ficou visivelmente dourada, sendo o único cupcake dos meus testes com coloração irregular. Enquanto as bordas do bolo grudaram levemente na forma. Passando uma faca afiada ao redor das bordas e retirando com cuidado, consegui soltar o cupcake sem falhas perceptíveis. Mas ter que fazer isso foi estressante e irritante — eu não gostaria de ter que fazer isso para vários cupcakes.
E uma reclamação pequena: as bordas do cupcake ficaram ásperas e desgrenhadas — não tão bonitas ou profissionais quanto a maioria das outras opções. No geral, esse método funciona tecnicamente, mas apenas como último recurso. Se você tiver forminhas, use-as!
Comprar: spray antiaderente para untar forma
A conclusão final
Para assar cupcakes, nada bate as tradicionais forminhas de papel (uma boa, claro). Coloque uma só na assadeira, escolha uma boa receita e pronto!