Saiba como fazer seu próprio saco de confeitar
O saco de confeitar é um utensílio indispensável na cozinha de qualquer confeiteiro. Existem diversas opções disponíveis feitas em materiais como plástico e tecido emborrachado, que você pode comprar pronto, mas o modelo mais tradicional é feito com papel-manteiga e no post de hoje nós vamos te ensinar como fazer o seu próprio saco de confeitar!
Material
- Uma folha de papel-manteiga ou cartucho de papel-manteiga
- Tesoura
- Bicos para confeitar
- Espátula angular
- Alfinete (esterilizado)
- Pano de prato umedecido
Abra a folha de papel-manteiga e dobre na diagonal, formando um triângulo.
Corte esse pedaço para formar um quadrado.
Corte novamente na linha da dobra para fazer dois triângulos.
Enrole uma das folhas triangulares, virando a ponta de uma das laterais para cima, paralelamente à ponta do triângulo.
Segure o papel-manteiga fazendo um formato de cone e enrole a outra lateral por cima, dobrando a ponta para prender.
Corte a pontinha do saco de confeitar e encaixe o bico no vão aberto. Tome cuidado na hora de cortar, pois se você fizer um buraco muito grande, o bico pode cair ou escapar quando você começar a confeitar o bolo.
Com uma espátula, coloque a cobertura escolhida (glacê real, creme de manteiga, etc.) dentro do saco de confeitar com a ajuda de uma espátula (clique aqui). Preencha apenas uma parte do saco de confeitar com a cobertura, deixando mais ou menos 1/3 vazio, de modo que sobre espaço para fechar o saco.
Feche o saco dobrando essa abertura, e empurre o creme para a ponta do saco para evitar que ele escape por cima quando você começar a decorar o bolo. Caso você tenha escolhido utilizar glacê real, saiba que essa cobertura pode secar rapidamente, entupindo o bico de confeitar, especialmente se ele for mais fino.
Por isso, deixe o saco de confeitar envolto em um pano de prato úmido enquanto você não estiver usando para evitar que a cobertura seque no bico e, caso isso aconteça, utilize o alfinete esterilizado para desentupir o bico de confeitar e continuar trabalhando.